Atendimento com
sigilo absoluto

Detetive Melo
(98) 99210.4840

Detetive Márcia
(98) 98786.8385

Espionagem Empresarial é um das ações mais praticadas no mercado corporativo nos últimos anos. Isso se deve a vários fatores que incentivaram tais práticas, que são bem diferentes da conhecida Inteligência Estratégica e a própria Contraespionagem.

Médias e grandes empresas estão em uma verdadeira guerra na busca de novos mercados e processos inovadores que geram ativos para a empresa, e cujas ferramentas usadas para tal objetivo são inúmeras, que vão desde a ação humana — até o emprego de alta tecnologia.

Táticas de espionagem empresarial

Para sair na frente dos competidores, algumas empresas usam táticas de espionagem empresarial para obter dados sensíveis e sigilosos. Você pode não acreditar, mas, na maioria das vezes, os espiões usam como parceiros, funcionários ou membros da diretoria para obter informações internas e externas das atividades corporativa.

Os espiões podem estar em qualquer departamento da empresa, porém, de forma mais acentuada, eles ocupam posições privilegiadas, como no setor de RH (Recursos Humanos) e TI (Tecnologia da Informação), além do setor de Logística Operacional, departamento responsável pela produção, venda e distribuição de produtos ou serviços, conhecidos também como setores estratégicos.

Para tanto, com base nos setores que representam maior foco de risco de espionagem, a empresa deve investir pesado na seleção de funcionários, função que também é de atribuição do RH.

Seleção de pessoas pelo Recursos Humanos

Nesse caso, para o Recursos Humanos não tenha espiões infiltrados, algumas medidas podem ser adotadas pelos Gestores de Segurança Corporativa, sendo uma delas o estudo da vida pregressa dos pretendentes aos cargos de RH e da própria TI, tomando como base técnicas avançadas de entrevistas e informações junto as empresa onde o profissional trabalhou anteriormente.

O cruzamento de informações faz parte do serviço de Contra Inteligência da empresa, ou seja, sua atuação é prevenir ações de espionagem, como identificar e neutralizar ameaças.

Tanto o RH quanto o Departamento de TI da empresa é o coração e o pulmão do sistema, já que neles estão às informações sensíveis da corporação, projetos trabalhados e planos de ação comercial.

Inteligência no RH e TI

Para um bom funcionamento no serviço de contra-inteligência, o correto seria que cada departamento trabalhasse como uma espécie de “Auditor Fiscal” do outro. Enquanto o RH cuida dos ativos humanos, a TI cuida das informações confidenciais armazenadas em sistemas de informática e rede, cujo sistema também alimenta o setor de Recursos Humanos.

Informações espelhadas, como são chamadas, promove um o certo grau de segurança interna, já que os funcionários sabem que estão sob o olhar atento de outros setor corporativo, além de medidas extras de vigilância no ambiente de trabalho, como a restrição de entrada de equipamentos eletrônicos e mídias portáteis.

Ao perceber que informações privilegiadas estão vazando da empresa, as chances de estar saindo do RH, da TI e da Logística Operacional são grandes, não descartando ainda outros setores ou profissionais, estes, porém, com menor intensidade.

Fonte:revistaseguranca

Nosso Blog

Detetive em Codó-MA

Telefones:

(98) 98240-2880

(98) 98786-8385

(98) 99193-3926

EMAILS:

detetivemarcia@gmail.com

Detetive em Teresina-PI

Telefones:

(98) 98114-7086

(98) 99210-4840

(98) 98511-1596

(98) 98887-7439

EMAILS:

detetivemelo@gmail.com

Inscrição Municipal: 0008854600-8

detetivemelo@gmail.com

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados para Detetive Melo & Detetive Márcia - São Luís-MA