Sabemos que é uma profissão que envolve muitos interesses e situações perigosas e, por isso, tudo deve ser levado com bastante seriedade e isenção por parte do investigador.
Então vamos acompanhar alguns detalhes para que você conheça aquilo que o detetive não pode fazer:
1 – Porte de arma
Não é permitido ao Detetive Particular ter porte de arma de fogo. Apesar de ser uma profissão arriscada, a arma não auxilia nem facilita o desenvolvimento do trabalho, pois tudo é baseado no recolhimento de informações, na investigação e na identificação de fatos importantes.
2 – Trabalho junto com a polícia
O Detetive Particular não pode trabalhar junto com a polícia e também não tem permissão para interferir nas ações dos policiais. Pode, somente, reunir provas para serem acrescentadas ao inquérito policial.
Ele não tem poder de polícia e não pode se apresentar como um policial, pois estará incorrendo no crime de falsidade ideológica.
3 – Envolvimento com o investigado
O profissional não pode ter envolvimento emocional com o investigado, pois isso pode interferir na resolução do caso. É importante manter a isenção em todos os sentidos.
4 – Vantagens em relação aos outros
Os detetives não possuem nenhum acesso especial aos registros do governo ou da polícia, não sendo, por isso, mais importantes que os cidadãos comuns.
Fonte: Agência Líder