8 MANEIRAS DE DESCOBRIR SE ALGUÉM ESTÁ MENTINDO

8 MANEIRAS DE DESCOBRIR SE ALGUÉM ESTÁ MENTINDO

Descodetetive 2brir se alguém está mentindo não é uma missão impossível, e muito menos uma habilidade exclusiva dos detetives! Com algumas observações específicas você também pode saber isso. Pequenas mentiras nos são contadas todos os dias. Seja o aluno que não cumpriu com o dever de casa, ou o um filho ou marido que chegou mais tarde do que de costume, pode sempre haver uma enganação por trás. Então veja quais são as 8 maneiras de descobrir se alguém está mentido para você, e aprenda a fugir dessas pequenas enganações. Assim você terá muito mais certeza do que estão dizendo.

 

DICAS DE COMO DESCOBRIR SE ALGUÉM ESTÁ MENTINDO
Na psicologia e nas técnicas de investigação existem inúmeras ferramentas que são utilizadas para descobrir se alguém está mentindo. Veja algumas delas:

1- História inconsistente:
Uma das dicas é pedir para que a pessoa conte mais de uma vez uma mesma história. Geralmente, se estiver mentindo, a pessoa vai acrescentar detalhes irrelevantes, ou até mesmo mudar os fatos.

2- Culpas insistentemente outras pessoas:
Outra coisa comum é o mentiroso tentar, a todo custo, desviar a sua atenção para outras pessoas. Então pode acontecer de ele sempre tentar culpar alguém pelo acontecido.

3- Respondendo com perguntas:
Se você fez uma pergunta e recebeu como resposta outra pergunta, pode ser mentira. Isso porque a pessoa questionada está apenas ganhando tempo para bolar uma boa resposta.

4- Fingiu que não ouviu:
É comum que as pessoas que estão mentindo finjam que não entenderam bem a sua pergunta. Essa também é uma estratégia para compor uma resposta mais convincente.

SINAIS DO CORPO: É POSSÍVEL PERCEBER AS MENTIRAS APENAS NOS GESTOS?
Também existem estudos que afirmam que é possível descobrir se alguém está mentindo apenas observando o seu comportamento físico. Isso porque o corpo tende a entregar o mentiroso.

5- Olho no olho:
A pessoa que está mentida para você terá dificuldades em te encarar “olho no olho”. Tente fixar o olhar por um tempo, e perceba se a pessoa pestaneja, desvia e etc.

6- Inquietação:
Também é possível descobrir que uma pessoa está mentindo por conta de sua inquietação. Ela não para de mexer no colarinho, arrumar o cabelo atrás das orelhas, mexer em alguma coisa dentro da bolsa? Então pode se mentira.

7- Distância física:
A mentira parece que tem cheiro, e por isso podemos senti-la no ar. E ela também parece que exala odor porque o mentiroso faz questão e ficar afastado de você! Mentir muito de perto pode ser ainda mais complicado.

8- Autocorreção:
Você pode perceber que uma pessoa está mentindo quando ela fica se autocorrigindo o tempo inteiro. Por exemplo dizer algo como “isso foi na terça. Não, não, na quarta-feira!”.

 

Fonte: Elite Detetives