Como funciona uma investigação em ambiente empresarial?

Como funciona uma investigação em ambiente empresarial?

EMPRESASÉ um tipo de processo conduzido por um detetive particular no qual esse profissional acompanha e monitora os processos, funcionários e atividades dentro de uma empresa com o objetivo de identificar irregularidades de diferentes tipos.

A investigação empresarial é uma atividade legalizada, pois é o próprio empresário que a contrata quando tem desconfianças sobre ocorrências internas. Ela é diferente da espionagem industrial, que é uma atividade ilegal, na qual um espião ou colaborador é pago para passar informações sigilosas para uma concorrente.

Para que serve a investigação em ambiente empresarial?

A investigação em ambiente empresarial pode ser adotada em diferentes casos com o objetivo de elucidar questionamentos, suspeitas e intrigas que possam existir dentro da empresa envolvendo funcionários específicos, setores ou atividades. Em geral ela serve para:

– Identificar funcionários ou fornecedores responsáveis por fraudes ou desvios;

– Tomar conhecimento sobre casos de espionagem industrial;

– Investigar ações suspeitas que possam envolver má conduta ou irregularidades;

– Identificar atuações comprometedoras dentro da empresa;

– Elucidar desconfianças em departamentos e prestações de serviço.

Ao possibilitar a descoberta de diversas situações irregulares, a investigação em ambiente empresarial permite impedir que várias ações prejudiciais ao desenvolvimento do negócio continuem, como o pagamento de propinas, venda de informação sigilosa, desvio de recursos ou fraudes operacionais, como a alteração do sistema de ponto do negócio, entre outras.

Ao evitar que essas situações críticas continuem, a investigação empresarial proporciona mais segurança de funcionamento para o negócio, aumenta a lucratividade da empresa e impede que ela seja prejudicada pela conduta inadequada de funcionários ou fornecedores.

Fonte: Detetive Daniele