Como escolher o detetive particular correto?

Como escolher o detetive particular correto?

contrataA indicação de pessoas que já utilizaram deste recurso para resolução de desconfianças pode ser o caminho mais fácil para escolha do profissional de investigação particular. Entretanto, procure por profissionais devidamente certificados, que agem dentro das regras propostas na Lei que regulamenta a profissão.

Caso não saiba como verificar se ele tem certificação, algumas entidades podem colaborar nesse processo, como é o caso da Associação Nacional dos Detetives e Investigadores Privados do Brasil. A entidade pode esclarecer dúvidas sobre a conduta da categoria profissional, tornando a sua procura mais rápida.

A dúvida de como escolher um investigador particular só será minimizada quando ocorrer o primeiro contato. Desta forma, certifique-se de que os contatos fornecidos pelo profissional são reais, assim como se o detetive particular tem um escritório/agência.

Por vezes, os profissionais autônomos não conseguem passar a credibilidade de uma agência de detetives, sendo que muitos ofertam serviços de forma irregular. Não gostou da conduta do profissional, procure por outro!

O primeiro contato com esse profissional pode ocorrer via telefone ou e-mail, mas não exponha sua desconfiança por esses canais, apenas tire dúvidas acerca da prestação de serviço. Questionar dados como preço da investigação, as formas que as provas são adquiridas, se o profissional conta com respaldo jurídico (tem um advogado que o ajuda a obter provas dentro da legalidade) e se ele oferta um contrato de prestação de serviço o ajudará em como escolher um detetive particular.

Caso ele aparente agir dentro dos limites legais, agende uma reunião. Verifique nesse bate-papo as cláusulas contratuais ofertadas, como é a entrega das provas, como é feita a quitação dos serviços prestados. Com esses dados em mãos, verifique junto a um advogado se tudo está em conformidade com a lei e se você, como contratante, não é prejudicado por nada que consta neste documento.

Com o respaldo de um advogado, escolher um detetive particular/investigador pode tornar a contratação desse serviço a mais correta possível.

 

Fonte: Detetive Daniele