Detetive Virtual

Detetive Virtual

A internet abriu várias portas, tanto para o bem (com a possibilidade de encontrar antigos amigos, por exemplo) quanto para o mal (com a aproximação de pessoas mal-intencionadas). Sendo assim, no universo digital existem diversas maneiras de ser vítima ou acusado de algum delito.

Algumas das situações que podem requisitar um detetive para investigação virtual são:

Crimes de ódio: quando alguém recebe ofensas na internet por conta da sua religião, etnia ou orientação sexual.

Infidelidade conjugal: quando o parceiro troca mensagens de texto, áudio ou vídeos com outras pessoas tendo a intenção de manter um caso extraconjugal.

– Falsidade ideológica: quando alguém se passa por você ou por algum familiar na internet, na maioria das vezes, criando um perfil fake.

– Bullying: quando seu filho é alvo de comentários vexatórios e perseguição on-line.

– Roubo de informações: quando as senhas de e-mails ou de redes sociais são furtadas.

– Invasão de máquina: quando um vírus é instalado por engano permitindo que outra pessoa controle remotamente o computador da vítima, podendo, inclusive acessar a webcam do equipamento.

– Calúnia, difamação e injúria: quando uma pessoa é acusada injustamente por algo ou se vê diante de uma situação que possa ferir sua reputação.

Portanto, a função do detetive para investigação online é filtrar as informações levantadas para entender a maneira como o investigado age na internet. Para isso, o detetive particular examina todos os canais que uma pessoa utiliza para se conectar, tais como:

E-mail

Redes sociais

Computadores

Celulares

 

Fonte: Líder Detetives