Como o detetive empresarial atua?

Como o detetive empresarial atua?

O detetive empresarial vem sendo um profissional mais requisitado também pela descoberta de novas tecnologias que permitem que seu trabalho seja cada vez mais eficaz. Em outras palavras, fraudes em grandes corporações estão sendo cada vez mais ardilosas e bem elaboradas, o que faz com que o trabalho dos detetives precise também ser resinificado.

Seu trabalho geralmente é requisitado quando há desconfiança de condutas inapropriadas de colaboradores, dentre outras ações, tais como:

Suspeita de fraudes ou desvio de dinheiro

Lavagem de dinheiro

Concorrência desleal

Sabotagem

Assédios ou outras condutas inadequadas de funcionários

Furtos ou depredações

Colaboradores desleais

Espionagem industrial

Neste caso, o detetive empresarial pode optar por diversas estratégias na sua busca por provas de irregularidades, para que estas cheguem às mãos de seus contratantes.

Dentre outras possibilidades, o profissional pode se infiltrar na empresa para ter contato direto com os suspeitos. Ademais, também pode realizar auditoria de estoques e livros caixa, utilizar câmeras secretas e fazer rastreamento telefônico.

É evidente que o trabalho do detetive empresarial se torna mais ou menos demorado a depender da complexidade do caso investigado.

 

Fonte: Detetive Daniele