Técnicas de investigação empresarial

Técnicas de investigação empresarial

Um gestor ou empresário precisa ficar atento a muitos aspectos do negócio para que a empresa gere os resultados esperados, mas nesse caminho podem ocorrer desvios, exigindo a contratação de um detetive particular para colocar em prática as técnicas de investigação empresarial que permitam identificar a verdade dos fatos.

A investigação empresarial é a modalidade usada por detetives para averiguar suspeitas de má-fé visando benefício próprio em uma empresa. Ela pode ser focada em um funcionário, sócio, concorrente, fornecedor ou mesmo cliente.

A investigação para empresas visa descobrir irregularidades na condução do negócio ou em processos específicos que possam beneficiar um indivíduo ou grupo de pessoas em detrimento dos lucros empresariais.

Portanto, essa modalidade investigativa é indicada quando há suspeita de que desvios de conduta e atos ilícitos são realizados na contramão dos interesses da empresa.

As técnicas de investigação empresarial permitem que o investigador conheça o que tem acontecido na companhia sem levantar suspeitas por parte dos investigados e outras pessoas, garantindo sigilo e discrição.

As técnicas de investigação empresarial são adotadas em casos nos quais há suspeitas ou irregularidades dentro das empresas e podem ser usadas para impedir ou suspender diversas práticas danosas no ambiente corporativo, como:

Investigar funcionários suspeitos de desvios ou fraudes no trabalho
Tomar conhecimento de espionagem industrial
Saber de problemas no desenvolvimento produtivo do negócio
Verificar a prática de atividades ilegais na empresa

 

Fonte: Detetive Daniele