Amizades falsas: como identificar?

Amizades falsas: como identificar?

Fonte: https://detetivedaniele.com.br

Os amigos são grandes presentes em nossas vidas: são os irmãos nascidos de outras mães que a vida nos permitiu escolher para compartilharmos nossos momentos bons e ruins. No entanto, infelizmente as amizades falsas também existem e são mais recorrentes do que se imagina.
Algumas pessoas podem se aproximar de você apenas por algum interesse, ou então, ainda que não sejam interesseiras, podem ser pessoas tóxicas, invejosas e que só servem para atrapalhar a sua evolução. Portanto, esse artigo vai te dar as dicas certeiras para você perceber as amizades falsas ao seu redor e tentar se afastar desse tipo de situação desagradável.
Como identificar amizades falsas?
Alguns dos sinais que apontam para uma amizade falsa são:
  • Contato apenas por interesse;
  • Conquistas que incomodam;
  • A pessoa não aceita seu jeito;
  • Você está sempre errado;
  • Mágoas constantes;
  • Ciúmes em excesso.
Entenda melhor cada um desses tópicos a seguir!
O amigo só te procura para pedir algo
Você pode identificar dentre as amizades falsas quando a pessoa só te procura quando precisa de você. Ela desaparece por semanas, meses ou até anos, mas te manda uma mensagem para pedir um favor, uma indicação ou um dinheiro emprestado. Amigos sinceros estão com você nos melhores e também nos piores momentos.
Sempre que aparecem, os amigos verdadeiros vão se interessar em saber como você está, irão querer te encontrar e compartilhar suas vitórias e derrotas, e não apenas te pedir ajuda.
Suas conquistas incomodam o amigo
Outro indício de amizades falsas é quando o “amigo” demonstra incômodo com as suas vitórias. Amigos verdadeiros celebram suas conquistas, torcem para que você conquiste suas metas e compartilham da sua felicidade. Observe se, quando você comenta a respeito de suas vitórias, se o seu amigo demonstra inveja ou tenta diminuir o peso da sua conquista.
A pessoa tenta modificar seu jeito de ser
É natural que amigos verdadeiros tentem te aconselhar quando você está errado: passar sempre a mão na cabeça também não é um bom sinal de amizade. Todos nós estamos sujeitos a errar e dependemos da opinião de quem realmente nos quer bem para mudarmos nossas atitudes erradas.
No entanto, nas amizades falsas, é comum que o amigo-da-onça nunca aceite seu jeito, esteja constantemente criticando suas atitudes e pensamentos e tentando encaixar seu comportamento no padrão que ele julga como certo. Ainda que a justificativa seja “estou pensando no que é melhor para você”, talvez aquilo só simbolize que ele não se satisfaz com a sua essência.
O amigo falso sempre está certo
Todos conhecemos aquela pessoa que sempre tem razão e com quem nem vale a pena tentar discutir, certo? Pois isso é outro sinal de amizades falsas. Uma pessoa sincera costuma estar aberta à opinião de amigos e aceitar outros pontos de vista sobre suas atitudes e pensamentos.
O debate de ideias faz parte de uma amizade equilibrada e saudável. Portanto, atente-se àqueles que não se importam com o que você acha ou deixa de achar sobre seu comportamento.
A amizade costuma te magoar
Outra característica marcante das amizades falsas é aquela em que os momentos juntos trazem mais frustrações do que alegrias. Existem alguns amigos por quem temos carinho e identificação, mas que volta e meia nos magoam.
Em respeito à amizade, acabamos relevando muitas situações desagradáveis, mas não demora e outra mágoa acontece. É preciso entender que uma amizade assim pode até não ser exatamente falsa, mas tóxica, já que amigos sinceros costumam se policiar antes de dizer algo ou tomar alguma atitude que ele entende que irá te ferir.
Ciúmes de outras amizades
Completando o ciclo de amizades falsas, aqui está outro bom ponto a ser observado: seu amigo suspeito tem ciúmes das suas outras amizades? Sinal amarelo! É natural que um ciúme light apareça, vez ou outra, em uma amizade. Mas aquele amigo que te faz cobranças e que não gosta quando você sai sem ele não é uma amizade verdadeira. Isso é um sentimento de posse, e não é saudável.
Sabemos que algumas vezes as amizades falsas podem extrapolar o limite dos incômodos do dia a dia e se tornar algo até perigoso. Se você desconfia de que está sendo prejudicado de alguma forma por alguém por quem você tem consideração, contrate um detetive particular. O profissionalismo desse serviço colocará fim em todas suas dúvidas e te livrará de um grande problema.